Categories
Hazing News

Mortes em trotes colocam em xeque fraternidades nos EUA

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – Em 23 de fevereiro, o estudante Marlon Jackson, 23, morreu em decorrência dos ferimentos provocados por uma colisão com outro carro em uma estrada em Smyrna, Delaware.

Seria somente mais uma morte de um jovem a lamentar se não fosse a provável causa do acidente: segundo a família, Marlon, que dirigia o veículo, estava sem dormir havia um dia inteiro.

E a razão para a privação de sono seria um trote da fraternidade Kappa Alpha Psi, que o enviava para “missões” em horários aleatórios -no momento da batida, ele estaria cumprindo uma delas.

Não é a primeira vez que a fraternidade se vê envolvida em um caso de trote com final trágico. Em 1994, um membro do grupo no Missouri morreu após ser espancado em um ritual de iniciação -nos EUA, as maiores fraternidades (como Sigma Alpha Epsilon, Kappa Sigma e Sigma Chi) têm uma central nacional e ramificações (ou seções) locais.

Não são poucas as mortes ligadas, de alguma forma, a grupos com letras gregas no nome: 248, nas contas de Hank Nuwer, professor da escola de jornalismo do Franklin College e autor do livro “Hazing: Destroying Young Lives” (Trote: destruindo vidas jovens).

Nuwer, membro da sociedade de honra Phi Kappa Phi, criou o banco de dados motivado por uma experiência que teve quando era estudante de jornalismo, em 1975, na Universidade Nevada, em Reno.

Uma fraternidade local, The Sundowners (em referência a drinques tomados no pôr do sol), fez um ritual de iniciação em uma reserva indígena. Saldo: um morto e outro candidato com dano cerebral causado pela quantidade de álcool ingerida.

“Hoje, oito de dez mortes em trotes são ligadas ao álcool. Antes de 1940, não houve nenhuma”, diz Nuwer.

Mesmo quando não há mortes, os rituais e trotes, em tese proibidos por leis locais, da universidade ou da própria fraternidade, podem ser considerados de gosto questionável.

Em 15 de fevereiro, nove integrantes da

By Hank Nuwer

Hank Nuwer is the Indiana-based author of Broken Pledges: The Deadly Rite of Hazing, High School Hazing, Wrongs of Passage and The Hazing Reader. He has written articles or columns on hazing for the Sunday Times of India, Toronto Globe & Mail, Harper's Magazine, Orlando Sentinel, The Chronicle of Higher Education and the New York Times Sunday Magazine. His new book is Hazing: Destroying Young Lives from Indiana University Press.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.